Participação em jogos e teste
Pedro no Parque de Diversões
Rosangela Santos; Adriana Costa; Melissa Toffoli, Melissa; Daniela Rosa; Gabriela Drumond. Pedro no parque de diversões: desenvolvendo a consciência fonológica. CTS informática, 2008.
Pedro no Parque de Diversões, comercializados pela CTS informática, tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica nos níveis silábico e intrassilábico, mediante as seguintes habilidades:
– Segmentação;
– Síntese;
– Contagem;
– identificação;
– Inclusão;
– Exclusão;
– Substituição;
– Transposição
A consciência fonológica (CF) refere-se à consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos (Cardoso-Martins,1991). Por meio de tal conhecimento, é possível reconhecer e produzir rimas, identificar palavras que começam ou terminam com os mesmos sons, manipular sílabas e fonemas para elaborar novas palavras (Freitas, 2004). Para Gough e Larson (1996) a C.F. é formada por uma estrutura hierárquica, desenvolvida através de estágios, que começam a partir do domínio de unidades fonológicas mais globais (sílabas) até a consciência dos segmentos fonêmicos da fala (fonemas).
O software pode ser utilizado por professores (para auxiliar no processo de alfabetização), por fonoaudiólogos e psicopedagogos (nos casos de dificuldades e/ou transtornos). A utilização do produto é indicada durante o processo de aquisição da linguagem escrita (com ou sem dificuldades), nos transtornos da função auditiva, nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e nos desvios de fala.
Convém destacar que o uso deste programa é indicado após uma avaliação criteriosa da Consciência Fonológica.
Pedro em uma Noite Assustadora
Rosangela Santos; Adriana Costa; Melissa Toffoli. Pedro em uma noite assustadora. CTS informática, 2015.
Pedro em uma Noite Assustadora, comercializado pela CTS informática, tem por objetivo desenvolver a consciência fonológica, no nível fonêmico e fonoarticulatório, bem como, estimular a associação som-letra, através de tarefas de:
– identificação e comparação do fonema inicial e final;
– identificação fonêmica em palavras e sílabas complexas;
– síntese fonêmica;
– segmentação e contagem fonêmica;
– associação do som com a imagem fonoarticulatória;
– associação da letra com a imagem fonoarticulatória;
– identificação fonoarticulatória inicial em palavras;
– associação do som com a letra;
– conversão fonema-grafema.
Pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização, no tratamento de dificuldades/transtornos de aprendizagem e nos desvios fonológicos.
GraphoGame
Augusto Buchweitz; Adriana Costa; Ana Bassôa de Moraes; Janaína Weissheimer; Jerusa Salles; Mariana Terra Teixeira; Rudineia Toazza. GraphoGame Brasil, 2020.
GraphoGame é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender, com a colaboração de cientistas brasileiros, para apoiar os professores, em atividades de ensino remoto, e as famílias, no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.
Nascido na Finlância, o aplicativo foi totalmente adaptado e desenvolvido para o Brasil por meio do pesquisador do InsCer, Augusto Buchweitz.
Eu fiz parte da equipe que auxiliou na escolha e na adaptação dos estímulos linguísticos.
CONFIAS
Sônia Moojen; Regina Lamprecht; Rosangela Santos; Gabriela Freitas; Raquel Brodacz; Maity Siqueira; Adriana Costa; Elisabeth Guarda. Consciência fonológica: Instrumento de avaliação sequencial. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. v. 1. 38p.
O CONFIAS é um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. A utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro & Teberosky, 1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também, subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação.
O teste é comercializado pela Casa do psicólogo.
